Na exploração dos depósitos de minério do Projeto Retiro está prevista a utilização de duas frentes de lavra, inicialmente, operando ao mesmo tempo. Em cada uma das lagoas abertas serão instalados e funcionarão equipamentos de dragagem (draga convencional) e planta flutuante de concentração inicial do minério (Planta de Concentração Primária – PCP), que estarão interligados e se deslocarão ao longo do tempo realizando a lavra e, em seguida, executando a recuperação dos terrenos.

Fluxograma de extração e separação mineral.

Fluxograma de extração e separação mineral.

O minério extraído na lagoa e pré-concentrado na planta flutuante será encaminhado para a Planta de Separação Mineral (PSM), onde será realizada a separação e o armazenamento dos minerais pesados. Destaca-se que toda a separação é realizada por meio de processos físicos (densidade, magnetismo, resposta à corrente magnética).  Uma vez separados, os produtos terão sua destinação de acordo com o mercado consumidor, seja ele interno ou internacional.

Além das unidades operacionais, a área da PSM compreenderá outras instalações e áreas de apoio, como: recepção, administração central, ambulatório, centro de treinamento, centro de recuperação ambiental (com viveiro de mudas), áreas de estacionamento interno e áreas de manutenção.